Sabe-se que o transverso abdominal e o oblíquo interno são os únicos músculos a ter conexões com o tronco anterior e com a coluna, por esse motivo autoridades australianas em estabilização da coluna descreveram esses músculos como um cilindro tridimensional:
- Frente e lado do cilindro são feitos pelo transverso do abdómen e oblíquo interno;
- Atrás estão os multíferos;
- A base é constituída pelos músculos do assoalho pélvico;
- O teto é constituído pelo diafragma.
A estabilidade da coluna lombar depende dos músculos "do centro" fortes e trabalhando em conjunto para tornar o abdómen e a coluna resistentes, tornando as atividades do dia a dia seguras e menos cansativas. Segundo Kendall (1993), "uma insuficiência em controle postural pode causar cargas excessivas aos tecidos do corpo, deixando a coluna vertebral às lesões".
A essência da estabilidade da coluna vertebral é aliar a flexibilidade com força, portanto o sistema muscular fornece a primeira linha de defesa contra o desalinhamento da coluna osteoligamentar.Assim o uso correto da POWER HOUSE faz com que possamos desenvolver a estabilidade da coluna lombar, o que possibilita ao paciente e/ou aluno a relação membros inferiores/bacia na organização axial nas posturas deitado, sentado e em pé. Devemos lembrar que junto com o trabalho de força dos músculos do tronco também devemos desenvolver a coordenação e o melhor padrão da atividade muscular.
Além disso tudo, com a "POWER HOUSE ativa, há a organização da coluna dorsal, desbloqueando a cintura escapular, educando os movimentos fisiológicos das escápulas, eliminando as tensões e desequilíbrios que refletem na coluna cervical e outros desarranjos posturais. Por meio desse processo, conseguimos a liberação dos movimentos da cabeça.
O resultado de todo esse trabalho é um tronco estável, forte e flexível para organizar mebros inferiores e membros superiores alinhados e com fluidez de movimentos.
Joseph Pilates dizia: "Você é tão jovem como a flexibilidade da sua coluna"
- PARAVERTEBRAIS: são motores primários da extensão;
- INTERTRANSVERSÁRIOS: quando situados entre os processos transversos, promovem a flexão lateral e quando situados entre os processos espinhosos auxiliam na extensão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário