Antagonismo muscular
A movimentação de uma parte do corpo depende da ação de músculos que atuam antagonicamente. Por exemplo, a contração do músculo bíceps e o relaxamento do tríceps, provocam a flexão do membro superior.Fibras musculares lentas e rápidas
A fisiologia muscular utiliza dois tipos de unidades motoras bem diferentes entre si. As unidades fásicas ou dinâmicas são constituídas por fibras longas; já as unidades motoras tônicas são constituídas por fibras curtas.
Ranvier foi quem classificou as fibras musculates em fásicas rosas eou pálidas e em fibras tônicas vermelhas ou escuras.
As fibras musculares esqueléticas diferem quanto ao tempo que levam para se contrair, podendo levar um tempo de até 5 vezes maior do que as rápidas para se contrair.As fibras musculares lentas estão adaptadas à realização de trabalho contínuo, possuem maior quantidade de mitocôndrias, maior irrigação sanguínea e grande quantidade de mioglobina, capaz de estocar gás oxigênio. As fibras rápidas, pobres em mioglobina, estão presentes em músculos adaptados à contrações rápidas e fortes.
Esses dois tipos de fibras podem ser diferenciados apenas ao microscópio por meio de corantes especiais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário