segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Os diferenciais do método Pilates - Pilates São Caetano do Sul

O método Pilates oferece segurança porque a maioreia dos exercícios é de cadeia cinética fechada, propiciando um fortalecimente global da cadeia, e não de uma musculatura isolada.

Quando Joseph Pilates criou seu método estabeleceu-se seis principíos básicos, mas com o advento de outras escolas mais princípios foram incorporados ao método. Algumas falam de sete princípios, outras chegam até nove.

Os seis princípios são os seguintes:

  1. Concentração: deve-se prestar muita atenção aos movimenos que executamos. Isto nos dá consciência corporal e faz com que o sistema nervoso central defina a melhor combinação de músculos para executar os exercícios. É a conexão entre corpo e mente;
  2. Controle: é fundamental no método que todos os movimentos físicos sejam completamente controlados pela mente.  E quando isso não ocorre, além da ineficácia dos exercícios e perda de objetivos, temos também um risco real de lesões.
  3. O Centro (Power House): O corpo humano tem um centro físico onde se originam todos os movimentos. Cada técnica corporal dá um nome para esse centro. Jopseph Pilates resolveu chamá-lo de Power-House ou em português "Casa de Força". Esse centro é composto por: transverso do abdômen, multíferos, diafragma e períneo. Esses músculos associados sustentam a coluna, os órgãos internos e a postura. Todos os exercícios criados por Pilates têm seu foco no Centro de Força de forma a estabilizar trocno e permitir que o corpo seja alongado;
  4. Fluidez: os movimentos devem ser realizados com leveza e hamonia, não podendo ser feitos rapidamente, mantendo a contração do Centro de Força, o controle, a concentração e a respiração;
  5. Respiração: Pilates enfatiza a importância da respiração que mantém uma circulação do sangue pura, pois oxigena o sangue, eliminando gases nocivos. Deve-se coordenar a respiração durante toda a realização do movimento.A respiração permite que nos introjetemos para dentro de nós mesmo e percebamos o nosso próprio rtimo, ajustando esse ritmo as necessidades do Power-House e da fluidez do movimento. Joseph Pilats dizia que a melhor rspiração consistia em expeirar com toda força e depois  depois encher totalmente os pulmões, inspirando o ar profundamente. . Como regra geral deve-se inspirar quando se prepara para fazer um movimento e expirar quando se executa o mesmo.
  6. Precisão: princípio que deve ser compreendido junto com o controle. Nas palavras de Joe "concentre-se nos movimentos certos cada vez que você faz um exercício, caso contrário você os executará de forma inadequada e eles perderão o seu valor". 
Algumas outras escolas ainda pregam os princípios de:

 Alinhamento postural: Se uma parte do corpo está desalinhada, toda a estrutura estará comprometida. O alinhamento nos permite corrigir padrões posturais assimétricos e estruturar o movimento respeitando as vias ósseas, articulares e miofasciais. Assim, deve-se manter o alinhamento axial e das cinturas escapular e pélvica, A pelve deve ser mantida neutra;


Força: Adicionar intensidade para desenvolver resistência. A força (também chamado de vigor) nos permite adequá-la às necessidades do corpo do indivíduo, do programa estabelecido e do exercício escolhido.

Relaxamento: É necessário para liberar as tensões físicas e mentais e preparar o corpo para a execução do exercício.

Nenhum comentário:

Postar um comentário