Para praticar o método de forma adequada, devemos levar em consideração:
A pelve deve ser mantida na posição neutra (sem retro nem anteversão), onde a púbis e as espinhas ilíacas ficam no mesmo alinhamento. Durante muito tempo pregou-se a retroversão de algumas terapias posturais, como o Iso-Stretching. Mas sabe-se hoje que a retroversão de pelve diminui a ação do músculo períneo, o que consequentemente diminui a ação do transverso do abdómen, desabando toda a estabilização da coluna lombar e por consequência também o Método Pilates, visto que esses dois músculos fazem parte da Power-House. Há ainda outra vantagem da pelve neutra, é que o peso e a tensão são distribuídos igualmente entre os discos intervertebrais, evitando sobrecargas e choques que poderiam causar uma possível lesão.
Devemos prestar atenção no equilíbrio entre os músculos. Alguns músculos encurtados atuam contra a manutenção da pelve neutra.
Os músculos causadores da anteversão de pelve são.
- quadrado lombar;
- Íliopsoas: seu encurtamento causa, alén de anteversão, a rotação interna de fêmur;
- Adutores: seu encurtamento puxa a púbis para baixo, causando a anteversão.
Os músculos da retroversão de pelve são:
- Glúteo máximo;
- Isquiotibiais: além da retroversão, causa aumento da pressão fêmuro-patelar;
- Piriforme: músculo chave retroversor e principal responsável da lombalgia
Alguns fisioterapeutas acreditam que o alongamento desses músculos deve ser feito antes de iniciar o trabalho com métod Pilates, pois no caso de encurtamento, não haverá como manter a pelve neutra, ocasionando lombalgias.
Joseph Pilates considerava que um músculo só é realmente forte quando seu antagonista também for. Se isso não ocorre, podemos ter um ator gerador de desvios na coluna vertebral. A maioria dos exercícios criados por ele é em posição de flexão de coluna devido ao fortalecimento da Power House, mas em contrapartida alguns outros exercícios devem ser feitos em extensão para que haja equilíbrio entre as forças.
Nenhum comentário:
Postar um comentário