ALTERAÇÕES NOS JOELHOS E PÉS
É a diminuição do arco plantar e está sempre associado a um tálus valgus. Provoca rotação medial dos eixos tibiais e femorais e, consequentemente, a tendência a um joelho valgo direcionando as patelas para o sentido medial. Perda total ou parcial da curvatura do pé.
Esta morfologia leva ao aparecimento de dores nos pés após longas caminhadas. O afrouxamento ou o encurtamento ligamentar ou da fáscia plantar alteram a curvatura fisiológica, resultando prejuízo na funcionalidade que acima se descreve. Essa sobrecarga numa área tão reduzida, além de produzir calosidades, impõe uma marcha rígida e por vezes saltitante, com perda de equilíbrio e lesões nas áreas de impacto. Causado pela hipotonia da musculatura flexora dos dedos. Necessita de um trabalho para essa musculatura.
O tratamento pode ser feito de forma conservadora, usando palmilhas compensatórias em silicone ou gel e quando crianças estimulando o arco plantar através de exercícios dinâmicos.
Caracteriza-se pelo aumento do arco longitudinal, Sua origem ainda não é definida, pode ser proeminente de uma doença paralítica, desequilíbrios posturais e musculares durante o período de crescimento, doenças neurológicas ou deformidades da coluna, mas não se sabe como isto ocorre.
Em geral, apresenta-se com um aumento da curvatura plantar do pé, causado pela hipertrofia dos músculos peroneiro lateral longo, flexor dos dedos. Necessita de um trabalho para a musculatura flexora dorsal do pé. os cavos podem ser dolorosos, em razão da compressão dos metatarsos.
Pessoas com pés cavos tem dificuldades para encontrar sapatos que lhes sirvam, e ainda podem requerer o uso de palmilhas para uma melhor sustentação.
É a projeção dos pés para fora em relação ao plano sagital. Pés voltados para fora da linha média do corpo.
Pés voltados para dentro da linha média do corpo.
Projeção do calcâneo para fora do corpo, fazendo com que o tendão de Aquiles se projete para a parte interna do corpo. Pode estar associado ao pé plano, bem como, pronação do pé.
Projeção do tendão de Aquiles para a parte externa do corpo fazendo com que o calcâneo se projete para dentro. Pode estar associado ao pé cavo, bem como o pé supinado..
http://www.pedagogiapostural.com.br/index.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário