terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Avaliação Postural no Pilates - Pilates São Caetano do Sul


Postura defini-se geralmente como o arranjo relativo das partes do corpo. A boa postura é o estado de equilíbrio muscular e esquelético que protege as estruturas de suporte do corpo contra lesão ou deformidade progressiva independentemente da atitude ( ereta, deitada, agachada, encurvada) nas quais essas estruturas estão trabalhando ou repousando. Sob tais condições  os músculos funcionam mais eficientemente e posições ideais são proporcionadas para órgãos torácicos  e abdominais. A má postura é uma relação defeituosa entre varias partes do corpo que produz uma maior tensão sobre as estruturas de suporte e onde ocorre um equilíbrio menos eficiente do corpo sobre sua base de suporte.
  Definição
Análise postural é uma avaliação física realizada por um fisioterapeuta, onde o individuo é inspecionado globalmente, numa vista anterior, posterior e lateral, afim de observar se existe uma alteração osteomuscular, a qual resultara em uma má postura. As alterações mais freqüentes são as da coluna vertebral, como por exemplo: a escoliose, a hiperlordose e a hipercifose. Os objetivos dessa analise são, não somente detectar possíveis alterações, mais principalmente conscientizar o individuo sobre sua postura inadequada e também orientar quando a sua melhora, indicando a ele a realizar exercícios específicos, os quais proporcionarão um reequilíbrio do sistema musculo-esquelético e com isso, corrigir a causa.
Postura Padrão
O alinhamento esquelético ideal usado como padrão é consistente com princípios científicos validos, envolve uma quantidade mínima de esforços e sobrecarga, e conduz a eficiência máxima do corpo.
A coluna apresenta as curvaturas normais e os ossos dos membros inferiores ficam em alinhamento ideal para sustentação de peso. A posição ‘neutra’ da pelve conduz ao bom alinhamento do abdome e tronco e dos membros inferiores.
O tórax e a coluna superior ficam em posição que favorece a função ideal dos órgãos respiratórios.
A cabeça fica ereta em uma posição bem equilibrada que minimiza a sobrecarga sobre a musculatura cervical.
Existem variações no tipo e no tamanho corporal e a forma e as proporções do corpo são fatores importantes na distribuição do peso. As variações no contorno relacionam-se alguns grau com variações no alinhamento esquelético.
Teste do fio de prumo
O teste de fio de prumo é usado para determinar se os pontos de referencia da pessoa que esta sendo testada estão no mesmo alinhamento que os pontos correspondentes da postura padrão. Os desvios dos vários pontos de referencia a partir do fio de prumo revelam a extensão na qual o alinhamento da pessoa é defeituoso. Com fins de testagem, a pessoa fica em pé ao lado de um fio de prumo suspenso. 
Vista Posterior:
A pessoa fica em pé com os pés eqüidistantes da linha. O ponto fica no meio do caminho entre os calcanhares e representa o ponto básico ao plano médio sagital do corpo em alinhamento ideal.
Os músculos que ajudam a manter o alinhamento:
Laterais do tronco
Abdutores do quadril
Adutores
Eversores
Inversores
Vista Lateral:
  O ponto de referencia fixo é levemente anterior ao maléolo externo representa o ponto básico do plano médio-coronal do corpo em alinhamento ideal. Esse plano  hipoteticamente  divide o corpo em uma secção frontal e outra dorsal, de igual peso.
  Os músculos anterior e posterior preso na pelve mantém em alinhamento ideal são;
  Anterior:
Abdominais
Flexores do quadril
  Posterior:

Extensores da coluna

Extensores do quadril
Vista Anterior:
  O fio de prumo divide o corpo em metades direitas e esquerdas iguais. A cabeça e o pescoço devem ficar localizados na linha média sem rotação e sem desvio lateral para nenhum dos lados. A região mandíbular deve ser examinada quanto a simetria. O nariz, manúbrio, esterno, processo xifóide do esterno e o umbigo devem ficar todos alinhados verticalmente na linha média.

Em relação a postura física, é lógico que há variações de uma pessoa para outra, que variam conforme o tipo corporal, a forma e as proporções do corpo, sendo esses fatores importantes na distribuição de peso.

O teste do fio de prumo é usado para determinar se os pontos de uma referência da pessoa que está sendo testada estão no mesmo alinhamento que os pontos correspondentes da postura padrão. Os desvios de vários pontos de referência a partir do fio de prumo revelam a extensão do alinhamento defeituoso do indivíduo.

CABEÇA: Posição neutra, não inclinada nem para frente, nem para trás.
COLUNA CERVICAL: Curvatura normal, ligeiramente convexa anteriormente;
ESCÁPULAS: Em bom alinhamento, achatadas de encontro à parte superior das costas;
COLUNA TORÁCICA: Curvatura normal, ligeiramente convexa posteriormente;
COLUNA LOMBAR: Curvatura normal, ligeiramente convexa anteriormente;
PELVE:Posição neutra, espinhas anterossuperiores no mesmo plano vertical que a sínfise púbica;
ARTICULAÇÕES DOS QUADRIS: Posição neutra, nem fletidas, nem estendidas;
ARTICULAÇÕES DOS TORNOZELOS: Posição neutra, perna vertical e em ângulo reto com a planta do pé.

Em vista lateral, os músculos anteriores e posteriores presos à pelve mantém-na em alinhamento ideal. Anteriormente, os músculos abdominais tracionam para cima e os flexores do quadril tracionam para baixo.

Assim, os músculos abdominais anteriores e extensores dos quadris trabalham juntos para inclinar a pelve posteriormente; os músculos da região lombar e os flexores dos quadris trabalham juntos para inclinar a pelve anteriormente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário