quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Avaliação Postural no Método Pilates - Pilates São Caetano do Sul

AVALIAÇÃO POSTURAL NO PILATES


por dalmodias
Olá amigos, 
hoje resolvi falar um pouco sobre a avaliação no Pilates. Espero que vocês gostem e troquem experiências sobre o tema. 
Hoje em dia, muitas pessoas cultivam o corpo e fazem de tudo para ficar com os corpos das modelos ou celebridades. Os “corpo-maníacos” não medem esforços para serem notados pela sociedade como “o corpo” e esquecem da saúde que vem em primeiro lugar, já que não adianta ter um corpo forte, e não ter saúde para o levantar da cama. 
Algumas dessas pessoas vão aos Studios de Pilates para modelar o corpo mesmo que estes estejam no seu limite de dor e condicionamento. Cabe a nós profissionais Fisioterapeutas, identificarmos qualquer alteração portural (sendo musculoesquelética ou não), avaliando esse cliente como nosso paciente, colhendo informações que levem a um diagnóstico cinético-funcional e com base nisso, definir um ou mais objetivos que se não forem para tratamento da patologia, que seja para acompanhamento da evolução do aluno. 
Como o Pilates trabalha a postura, devemos ficar atentos a alguns comprometimentos posturais que o paciente apresentar logo de início. Comprometimentos esses que hoje em dia iniciam o mais cedo possível, com a febre de internet entre as crianças. Algumas deixam de praticar esportes para ficarem horas sentadas em frente ao computador. 
Podemos identificar abaixo dois comportamentos inadequados que geram  comprometimento postural importante por causa do uso do computador de uma forma incorreta e outro pelo sedentarismo 
Postura na Utilização de um Controle Remoto
Postura Incorreta na Utilização do Computador
Quando esse paciente chegar em nosso Studio cheio de dor, porque não atentarmos para isso e começarmos um “tratamento” objetivando corrigir essa postura? Porque não mostramos a esse indivíduo, que ele pode ser o responsável direto por essa dor? 
Avaliação Postural 
                A palavra postura no dicionário quer dizer: posição corpo, atitude, aspecto físico, ou seja, postura refere-se a forma e ao alinhamento dos vários segmentos corporais. Na avaliação postural é importante observarmos alguns aspectos, conforme segue: 
- Simetria dos Ombros 
Depressão do Ombro Direito
Reparem que nessa foto, a paciente não está com os ombros simétricos, existe uma ligeira elevação do ombro esquerdo (ou depressão do direito). 
- Abdução ou Protração das Escápulas 
Movimentos da Escápula
- Simetria do Tronco: Mamilos, linhas axilares, cristas ilíacas, pregas glúteas e linhas poplíteas. 
Pontos para Comparativo de Simetrias
- Alterações nas Colunas:
                – Escolioses
Escolioses
Definições das Escolioses
Escolioses
                – Hipercifoses 
Hipercifose Torácica
Hipercifose Torácica
- Hiperlordoses: 
Hiperlordose Lombar
Hiperlordose Lombar
                – Protação da Cabeça:
Anteriorização da Cabeça
Reparem que a protração da cabeça está muito ligada à hipercifose torácica
Posturas
                – Tipos de Joelhos:
Tipos de Joelhos
                – Tipos de Pés
Tipos de Pés
A avaliação da flexibilidade é um dos fatores mais importantes para definirmos os objetivos de acompanhamento ou tratamento de nosso paciente. Solicitamos que o aluno realize uma flexão máxima de tronco e identificamos encurtamentos na cadeia posterior. Como o Pilates trabalha flexibilidade, temos aí uma ótima oportunidade. 
Flexão Máxima de Tronco
Flexão Máxima de Tronco
Para visualizarmos melhor as alterações posturais importantes, é importante fotografarmos o paciente a frente de um simetrógrafo com a menor quantidade de roupa possível (homens sem camisa e short e mulheres de bermuda colada e topper), visão anterior, visão posterior, visão lateral e visão lateral com flexão máxima de tronco. 
Simetrógrafo
Simetrógrafo Portátil de Parede
Para visualizarmos melhor as alterações posturais importantes, é importante fotografarmos o paciente a frente de um simetrógrafo com a menor quantidade de roupa possível (homens sem camisa e short e mulheres de bermuda colada e topper), visão anterior, visão posterior, visão lateral e visão lateral com flexão máxima de tronco. 
Após fotografarmos, passaremos as fotos para o computador e utilizaremos um programa de edição de imagens, para desenharmos as linhas que nos mostrarão com detalhes os desvios e linhas do corpo do paciente. Feito isso, teremos uma gama de informações visuais muito grande para utilizarmos na elaboração do nosso objetivo. 
De posse das informações visuais, precisamos agora transcrevê-las para uma ficha de avaliação que deve ser preparada de acordo com sua necessidade. Vou deixar algumas sugestões, daí a ficha pode ser alterada: 
- Informações Pessoais 
  • Nome
  • Endereço Completo
  • Data de Nascimento
  • Telefones de Contato
  • Profissão
 - Informações Médicas 
  • Exames
  • Nome do Médico
  • Queixa Principal (QP)
  • Histórico da Doença Atual (HDA)
  • Dores
  • Outras Doenças ou Alterações
  • Cirurgias
- Avaliação Física 
  • Transcrição de todas as informações que obtivemos anteriormente
- Objetivos do Tratamento ou Acompanhamento 
- Data prevista para a próxima avaliação 
Cada profissional pode trabalhar com quantos objetivos quiser e o que vai definir isso, é a quantidade de alterações encontradas no paciente. 
Como o Pilates tem um resultado muito rápido, oriento realizar avaliações a cada 3 meses, inclusive para mostrar a evolução ao seu cliente. Isso fará com que ele perceba o resultado e que tenha mais motivação para continuar o tratamento.
fonte:http://blogdodalmo.wordpress.com/2010/07/11/avaliacao-postural-no-pilates/

Nenhum comentário:

Postar um comentário