quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Anatomia do Pilates - Musculatura Esquéletica - Pilates São Caetano do Sul

Musculatura Esquelética


As células do músculo esquelético são cilíndricas, filiformes. Uma fibra muscular ordinária mede aproximadamente 2,5 cm de comprimento e sua largura é menor de um décimo de milímetro. As fibras musculares se agrupam em feixes. Cada músculo se compõe de muitos feixes de fibras musculares.
É avermelhado, de contração brusca, e seus movimentos dependem da vontade dos indivíduos. Constitui o tecido mais abundante do organismo e representa de 40 a 45% do peso corporal total.
A carne que reveste os ossos é tecido muscular. Esses se encontram unidos aos ossos do corpo e sua contração é que origina os movimentos das distintas partes do esqueleto, e também participa em outras atividades como a eliminação da urina e das fezes. A atividade do músculo esquelético está sob o controle do sistema nervoso central e os movimentos que produz se relacionam principalmente com interações entre o organismo e o meio externo.


Chama-se de estriado porque suas células aparecem estriadas ou raiadas ao microscópio, igual ao músculo cardíaco. Cada fibra muscular se comporta como uma unidade. Um músculo esquelético tem tantas unidades quanto fibras. Por isso se define como multiunitário. O movimento é feito por contração da fibra muscular. A musculatura esquelética forma a maior parte muscular do corpo, a popular "carne". O esqueleto é totalmente recoberto por esta musculatura, que está presa aos ossos, sendo responsável pela movimentação corporal.

Estes músculos são revestidos poruma fina lâmina de tecido conjuntivo, o perimísio, que manda septos para o interior do músculo e essess, por sua vez, vão derivando divisões cada vez mais delgadas.
Dessa forma, o músculo fica todo dividido em feixes (primários, secundários e terciários).

O revestimetno dos feixes menores, os primários, chamado endomísio, envia para o interior do músculo membranas muito finas que envolvem cada uma das fibras musculares como um envelope.
 A fibra muscular é como uma célula longa em forma de cilindo ou prisma, de 3 a 12 centímetros, com diâmetro muito menor, variando de 20 a 100 mícrons (milésimos de milímetros). Seu aspecto é de um filamento em forma de fuso. Seu interior multicucleado, parecendo ser uma fibra constituída por várias células que perderam os seus limites, fundindo-se umas com as outras.

 Em seu citoplasma há muitas miofibrilas contráteis das proteínas actina e miosina.

 Esses filamentos dispostos regularmente formam um padrão bem-definido de faixas transversais alternadas claras e escuras. Este tipo de padrão só acontece nas fibras dos musculoesqueléticos, razão do nome dos musculosestriados.


Nenhum comentário:

Postar um comentário