Joseph Pilates dizia que o ato de respirar "filtrava" o sangue, proporcionando um melhor funcionamento dos órgãos.
Durante a inspiração, diafragma deprime sua cúpula, comprimindo e deslocando o conteúdo abdomianl para frente. O transverso abdominal, por usa ação tônica, e os outros músculos abdominais por meio do relaxamento, evita que essas estruturas sejam expulsas, funcioando assim, como antagonistas-sinergistas do diafragma.
Na expiração tranquila há uma ação passiva desses músculos, ocorrendo à retração elástica dos pulmões e do gradil costal. A atividade muscular é detectada apenas duratne a expiração forçada, onde o transverso abdominal é o primeior a ser ativado, demonstrando toda a sua importância na mecânica respiratória. Hoddges foi quem procurou relacionar a função estabilizadora do Transverso durante os movimentos dos membros superiores e inferiores.
Eletrodos verificaram, por meio do uso da EMG, em associação aos outros músculos abdominais , que o Tranversos Abdominal foi, invariavelmente, o primeior músculo a ser ativado, em relação sinergista principal com o deltoide anterior para membros superiores, e flexores, abdutoes e extensosres do quadril para membros inferiores, independente da direção adotada na realização dos movimentos. Assim, ao antecipar-se ao movimento e aos distúrbios produzidos pela ação agonista, o Tranverso atua produzindo uma rigidez necessáia à coluna lombar, evitando que esta sofra qualquer alteração que leva a instabilidade geradora de dor lombar.
Ao praticar o método Pilates, padrões respiratórios são importantes por várias razões.
O diafragma contribui para:
- a estabilidade espinal, por meio da produção da pressão intra-abdominal;
- trocas gasosas apropriadas durante o exercício,
- relaxamento do tronco superior
- mobilização das costelas e da caixa torácica.
Assim, é incorajada a expansão basal completa da caixa torácica, com a respiração apical mínima. Para a execucação do Método também se considera mais apropriada à expiração forçada, obrigatoriamente pela boca, tendo contole de tempo para maior permanência na execução do exercício.
Nenhum comentário:
Postar um comentário