A coluna cervical deve ficar em posição neutra, tendo encaixe do atlas e áxis
- relaxamento: aprender a relaxar os músculos para não aumentar o tônus durante o exercício;
- Do umbigo para a coluna: isto significa reduzir ao máximo a distância entre o seu estômago e as suas costas. Deite-se de costas e respire normalmente. Recolha o umbigo em direção à coluna respirando semdeixar seu estômago se deslocar para cima;
- Da coluna para o colchão: deite-se de costas com os pés juntos e as pernas estendidas.Pressione as costas o máximo possível contra o colchão e elimine o espaço entre a parte média de sua costas e o colchão (Mat).
- Evite a hiperextensão: quando se estende os braços e pernas nos exercícios de Pilates e em outros, é comum forçar as articulações e assim "trancar" os cotovelos e os joelhos. Isto pode fazer com que essas articulações se flexionem no sentido contrário ou causem um hiperalongamento que podem fazer com que a pessoa se machuque.
- Contrair os glúteos (fechá-los): para endurecer os músculos glúteos flácidos, faça o seguinte; em pé, deitado ou sentado, imagine que há uma moeda entre suas nádegas. Aperte uma contra a outra de uma forma como se elas fossem espremer a moeda;
- Enrolando as vértebras: qualquer que seja o exercício de Pilates, não faça movimentos abruptos nem dê trancos com as costas. Devemos movimentar o dorso para cima ou para baixo de modo gradual, como se estivéssemos enrolando a coluna, formando uma roda, uma vértebra por vez.
Nenhum comentário:
Postar um comentário