A força pode ser medida através de um dinamômetro - aparelho com uma escala em
Para os membros superiores, os testes mais usuais são o de flexão e extensão do cotovelo - conta-se o número de repetições corretas flexionados - medindo-se o tempo em que o indivíduo fica em suspensão - e o de flexão e extensão do cotovelo na barra fixa - conta-se o número de elevações realizadas.
"Esta figura pertence ao Grupo de Óptica do Instituto de Física de São Carlos (IFSC) da Universidade de São Paulo (USP); Fernanda Rossi Paolillo, Iluminação Infravermelha Associada ao Exercício Físico. http://cepof.ifsc.usp.br/int.php?mid=108. Publicação: Paolillo, FR et al. (2011) Effects of Infrared-LED Illumination Applied During High-Intensity Treadmill Training in Postmenopausal Women. Photomedicine and Laser Surgery."
Para medir força abdominal, dentre vários testes, podemos aplicar o de 30 segundos (Ashrper, 1976). Neste teste, registra-se a quantidade de abdominais que o avaliado consegue executar corretamente em 30 segundos. O indivíduo deverá estar em decúbito dorsal, com joelhos flexionado a 90º e elevar o tronco até tocá-lo nos joelhos.
O teste de impulsão vertical, para medir a força explosiva dos membros inferiores, é de fáicl aplicabilidade. O avaliado deve ficar de lado para uma parede com uma fita métrica presa a ela, elevar o braço acima da cabeça e marcar o ponto mais alto possível sem flexionar os tornozelos. Após esta marca inicial, o indivíduo deve saltar o mais alto possível e fazer uma segunda marca com as pontas dos dedos. Mede-se a diferença entre as duas marcas. Para este salto, é permitido flexionar os joelhos e executar o balanço dos braços.
Um outro teste bastante utilizado em academias é o teste de carga máxima (Bittencourt, 1986). Este teste pode ser feito por quase todos os grupamentos musculares e consiste em aplicar cargas crescentes até que o avaliado não consiga realizar o movimento. Pode, também, ser aplicado de forma decrescente onde a carga incial é bastante elevada e vai sendo dimunuída até que o avaliado consiga executar um movimento. Por provocarem um estresse muito alto ao avalido, deve-se tomar alguns cuidados como pré-aquecimento e não realizar mais do que três tentativas na determinação da carga máxima, para não causar fadiga.
Todos estes testes devem ser aplicados por pessoas com conhecimento na área de Educação Física, para que seus resultados sejam precisos e fidedignos e o avaliado não se lesione"
Fichamento dos estudos realizados pela Professora Andréa Elaine Sechini
Fonte: ATIVIDADE FÍSICA PASSO A PASSO Por Marcos Vinhal Campos (org)
¹ correção feita gentilmente por Fernanda Rossi Paolillo (Grupo de Óptica do IFSC - USP).
Nenhum comentário:
Postar um comentário