quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

A dor como avaliação dos nossos desequilíbrios

"O ser humano é uma fantástica máquina. É habilitado para caminhar, correr, pular, empurrar e puxar. É autônomo e multifuncional e se adapta a diversas situações, como fortalecer ou alongar determinado músculo ou adicionar uma camada de gordura para protegê-lo do frio. Se o indivíduo não nascer com nenhuma patologia, seu corpo inicia sua vida como uma unidade simétrica e coordenada.

Infelizmente, na vida adulta nossos corpos não continuam alinhados e simétricos. Os lados atuam de modo diferente, com alguns músculos sobrecarregados e tensos e outros fracos e muito alongados. Então como é um corpo perfeitamente equilibrado? Em primeiro lugar, ambos os lados do corpo devem ter a mesma forla e flexibilidade. Os ombros, quadris e calcanhares devem estar nivelados e as escápulas devem estar voltadas para baixo e para dentro (em format de V).
Existem várias razões para que seu corpo fique desalinhado. Quando qualquer parte dele ficar com a função alterada, o corpo inteiro será afetado. Mesmo sabendo que alguns músculos não estão cumprindo seu papel da maneira correta, você terá um dia-a-dia de trabalho pela frente, onde outros músculos vão entrar em ação para compensar esse desequilíbrio. Usando seu corpo de maneira incorreta esse desequilíbrio só aumentará.Eventualmente você irá sentir alguma dor e terá que compensar com uma posição que gere mais conforto. Dores são o aviso de que o corpo está com alguns problema. Você poderá ter uma lesão mais grave ou sofrer uma dor crônica no pescoço, nas costas, nos joelhos, quadris ou ombros"
Estudos realizados pela professora Andréa Elaine Sechini
fonte: Pilates de Rael Leon
Acredito que o Pilates em Aparelhos é uma das mais perfeitas técnicas já criados pelo ser humano com o intuito de se auto-aperfeiçoar.

Conheça o Método Pilates e comece a equilibar o seu corpo já!

Nenhum comentário:

Postar um comentário