"Origens e Inserções
Na maioria dos movimentos, uma das fixações de um músculo permanece relativamente imóvel enquanto a fixação da outra extremidade se move. A fixação mais estacionária é denominada origem do músculo, e a outra, inserção. É possível afirmar que a mola que fecha um portão tem origem no pilar do portão e inserção no próprio portão. No corpo, o arranjo raramente é bem definido, pois dependo do movimento realizado, as extremidades fixa e móvel do músculo podem se inverter. Por exemplo, os músculos que conectam o membro superior ao tórax em geral movimentam o braço em relação ao tronco, ou seja, suas origens estão no tronco e suas inserções no membro superior. No entatno, ao erguer o corpo em uma barra, os braços ficam fixos enquanto o tronco se desloca no sentido dos membros fixos. Nesse tipo de situação, onde a inserção está fixa e a origem se movimenta, diz-se que o músculo realiza ação inversa. Considerando que há várias situações em os músculos desempenham ação inversa, torna-se menos confuso denominar simplesmente "fixações", sem referência à origem e à inserção.
Na prática, as fixações mais proximais, isto é, situadas mais próximas ao tronco ou no tronco, de modo geral são denominadas origens. As fixações situadas no sentido mais distal, isto é, longe da união do membro com o tronco , ou longe do tronco, são denominadas inserções."
fonte: O CORPO EM MOVIMENTO: UMA ABORDAGEM CONCISA Por Chris Jarmey e Thomas W. Myers dos estudos e fichamento da professora Andréa Elaine Sechini
Nenhum comentário:
Postar um comentário