"Embora possam ter estruturas muito diferentes, todos os organismo vivos mantém mecanismos que garantem a sobrevivência do corpo e seu sucesso em propagar seus genes por meio de sua prole.
A sobrevivência depende do corpo manter condições relativamente constantes no interior do corpo. Homeostasia é o que os fisiologistas chamam "constância relativa do ambiente interno". As células do corpo vivem num ambiente interno consistindo principalmente de água combinada com sais e outras substâncias dissolvidas. Como um peixe no aquário, as células são capazes de sobreviver apenas se permanecerem estáveis as condições de seu ambiente aquoso. Temperatura, conteúde de sal, nível ácido (pH), volume e pressão dos líquidos, concentração do oxigênio, e outras condições vitais devem permaner dentro de limites aceitáveis.Para que sejam mantidas constantes as condições da água num aquário, devemos adicionar um aquecedor, bomba de ar e filtros. Do mesmo modo, o corpo humano tem mecanismo que funionam como aquecedores, bombas de ar etc., para manter as condições de seu ambiente líquido interno."
fonte: fichamentos da professora Andréa Elaine Sechini, extraídos do livro Estrutura e funções do corpo humano Por Gary A. Thibodeau
Nenhum comentário:
Postar um comentário