quarta-feira, 23 de março de 2011

POR QUE É TÃO GRANDE O NÚMERO DOS QUE SOFREM DA COLUNA VERTEBRAL?

"As causas mais importantes que contribuem para o sofrimento vertebral causando dor nas costas são:
  • Insuficiência muscular.  O dia-a-dia das cidades, eo corre-corre impedem as pessoas de se dedicarem ao esporte físico regurlarmente; além disso passamos a maior parte do tempo sentados, o que acarreta atrofias musculares do tronco, causa instabilidade vertebral e desarranjos articulares.
  • Traumas e microtraumas. Sofremos diariamente no trabalho, no transporte, no esporte ou no lazer, ao solicitarmos à nossa coluna vertebral esforços para os quais ela não está preparada, excesso de peso, obesidade, gravidez e impactos maiores ou menores que absorvemos diariamente. Os seres biológicos não estão adaptados para suportar impactos, que causam lesões diretas ou com efeito cumulativo. A soma de pequenas lesões fazem uma agressão maior ao sistema musculoesquelético.
  • Posição ortostática. O homem ainda não está completamente adaptado a esta situação, de modo que por muitas gerações ainda haverá um tributo a ser pago especialmente para a região lombar da coluna vertebral, pois os animais quadrúpedes obrigatórios sofrem menos processos degenerativos de suas colunas vertebrais.
  • Envelhecimento. Lamentavelmente o ser humano envelhece, é inexorávle que ocorram modificações estruturais nos sistemas orgânicos e o sistema musculoesquelético perde sua elasticidade e sua anatomia sofre deformidades com consequências importantes para a coluna vertebral.
  • Doenças Sistêmicas. existem doenças na regiões torácicas e abdominal que ocasionam dores referidas às costas. É necessário fazer o diagnóstico diferencial para separar uma dor visceral daquela do sistema musculoesquelético da coluna vertebral.
  • Tensões emocionais. O ser humano é essencialmente um ser emocional. Estamos sempre sujeitos às nossas emoções e tensões do dia-a-dia, assim um estresse repetido ou duradouro causa tensões musculares com prejuízo evidente para a nossa postura originando deformidade e dor."
fonte:Fichamento realizado pela professora Andréa Elaine Sechini do livro Dor nas costas nunca mais Por Ruy Mercúrio

Nenhum comentário:

Postar um comentário