sexta-feira, 4 de março de 2011

Nas curvas de nossa coluna - ESCOLIOSE

"A escoliose é uma curvatura lateral da coluna e se constitui em um do seus mais frequentes desvios.
além da curvatura lateral, as vértebras sofrem uma torsão no eixo longitudinal, o que agrava as deformações que produz no tronco"

Ela é causada por múltiplas doenças do esqueleto ou do sistema nervoso, poprém a mais frequente é de causa desconhecida sendo, então chamada escoliose idiopática. Clinicamente a escoliose se manifesta pelas deformações que produz no tronco do paciente. Os sinais principais são: desnível dos ombros, escápula proeminente, assimetria da linha da cintura, saliência das costelas quando vistas de frente ou por trás e assimetria das mamas ou dos mamilos.
Como existem sempre curvas compensatórias no sentido contrário, a escoliose tende a se mascarar e é mais evidente quando o paciente inclina o corpo para a frente, manobra que deve ser pesquisada durante o exame clínico.

Além da alteração estética que produz, a escoliose, quando atinge graus elevados de deformidade, pode acarretar alterações pulmonares e mesmo cardíacas, quando não tratada a tempo. Compressões da medula espinal ou dos nervos podem também surgir nos casos extremos."
fonte: SAUDE - ENTENDENDO AS DOENÇAS Por Kauffman
fichamento dos estudos realizados pela Professora Andréa Elaine Sechini

Nenhum comentário:

Postar um comentário