O esqueleto desempenha várias importantes funções: suporte, movimento, proteção, estoque de minerais e formação de células do sangue (hemopoiese).
Suporte
O esqueleto atua como o arcabouço do corpo, dando suporte aos tecidos moles e provendo pontos de fixação para a maioria dos músculos do corpo.
Movimento
Pelo fato de muitos músculos estarem fixados ao esqueleto, e muitos ossos se relacionarem (articularem) por articulações móveis, o esqueleto desempenha um papel importante na determinação do tipo e extensão do movimento que o corpo é capaz de fazer.
Proteção
O esqueleto protege de lesões muitos dos órgãos vitais internos. O encéfalo se encontra alojado na cavidade craniana, a medula espinhal no canal formado pelas vértebras, os órgãos torácicos estão protegidos pela caixa torácica, e a bexiga urinária e os órgãos reprodutores internos estão protegidos pela pelve óssea.
Reserva de Minerais
Cálcio, fósforo, sódio, potássio e outros minerais são estocados nos ossos do esqueleto. Estes minerais podem ser mobilizados e distribuídos pelo sistema vascular sanguíneo para outras regiões conforme sejam requeridos pelo corpo. Por exemplo, durante a gestação o cálcio é removido do esqueleto da mãe e usado no desenvolvimento dos ossos da criança, se a dieta da mãe não inclui quantidade suficiente de cálcio. Em virtude de seu grande conteúdo mineral os ossos podem permanecer intacto por muitos anos após a morte.
Hemopoise (Formação de células do sangue)
Após o nascimento, a medula óssea vermelha de certos ossos produz as células sanguíneas entradas no sistema circulatório.
Nenhum comentário:
Postar um comentário