sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Como nosso corpo se adapta ao estresse

Imagem da Internet

"A maneira como o corpo se adapta ao treino e gradualmente se torna condicionado é umprocesso complexo e maravilhoso. Quando você estressa seu corpo durante uma corrida, na verdade está causando um estrago, em níveis microscópios. De fato, correr é lesionar o corpo. E se você pudesse entrar no interior das células após uma corrida, ficaria chocado com a violência: pequenos rasgos danificando as fibras musculares, tendões e ligamentos traumatizados por microrrasgos e puxões; o estoque de glicogênio, responsável pelo combustível dos músculos, esgotado.
É claro que você não pode ver tudo isso, mas pode sentir - na forma de cansaço muscular e dor nas articulações, geralmente no dia seguinte a uma corrida.
Somente o tempo e o descanso podem desfazer o estrago. Com tempo de recuperação suficiente, o corpo regenera as fibras musculares e restaura os níveis de glicogênio. O processo normalmente requer cerca de 2 dias. Se precisar mais do que isso, é porque você exagerou. Quando a regeneração se dá de forma completa, algo maravilhoso acontece: o corpo está mais forte do que antes e se tornou apto a lidar com umestresse maior, ou seja, mais corrida.
Repita esse processo o número suficiente de vezes e sentirá o "efeito do treinamento", ou "supercompensação". Os músculos, as articulações, os ossos, os tendões e os ligamentos se tornarão mais fortes e capazes de aquentar mais estresse. Chame do que quiser, ms em termos leigos significa que você está ficando em forma"
Fonte: fichamento feito pela professora Andréa Elaine Sechini do livro
GUIA DE PREVENÇAO E TRATAMENTO DE DORES E LESOES de  DAGNY SCOTT BARRIOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário