"A coluna vertebral protege a medula, responsável por manter a comunicação entre o cérebro e o corpo. Quando a coluna sofre uma fratura ou um desvio acentuado, as vértebras podem comprimir a medula e causar paralisia.
A tetraplegia é a paralisia parcial ou total dos movimentos dos braços e das pernas, porque a região da medula atingida fica na parte superior da coluna, impedindo toda a comunicação com esses membros.
Já a paraplegia afeta parcialmente ou totalmente os membros inferiores, porque a lesão medular aconteceu abaixo do nível da segunda vértebra da coluna torácica, comprometendo regiões em que a medula se comunica com as pernas.
Acidentes automobilísticos e quedas de altura são algumas das causas mais frequentes desses tipos de lesão.
Do mesmo modo, a hérnia de disco pode causar paralisia ou dor quando comprime a medula ou os nervos ligados a ela. A hérnia de disco é o escorregamento da estrutura que fica entre duas vértebras, chamada disco intervertebral. É mais comum acontecer na região lombar, mas pode surgir em qualquer parte da coluna. Se o disco comprimir os nervos, aparecem sintomas como dor, diminuição da sensibilidade e fraqueza muscular. Se o disco comprimir a medula, podem ocorrer as paralisias.
A paralisia também pode ser provocada pelo “poliovírus”, que causa a poliomielite. Em casos mais graves, o vírus infecciona a medula ou os nervos, provocando a perda de movimentos."
Fonte:
http://projetohomemvirtual.org./aia/aprendamaisCuidcorpo.aspx
Nenhum comentário:
Postar um comentário