As articulações sinoviais têm esse nome devido a presença de um líquido viscoso e lubrificador, chamado líquido sinovial. Contudo, as peças ósseas permanecem unidas por meio da cápsula articular.
No interior das articulações sinoviais, temos a presença de uma cavidade, denominada cavidade articular, na qual se encontra o líquido sinovial. As superfícies ósseas que se articulam são revestidas por uma cartilagem hialina, denominada cartilagem articular, cuja função é impedir o atrito entre os ossos, facilitando o deslizamento entre eles. Assim, todas as articulações sinoviais possuem como características básicas: a cápsula articular, a cartilagem articular, a cavidade articular e o líquido sinovial.
E, além disso, algumas articulações sinoviais podem apresentar elementos especiais, como os ligamentos, cujas funções são manter a união entre os ossos e impedir os movimentos indesejáveis, como também os discos e os meniscos, que têm como funções melhorar a adaptação entre os ossos, absorver impactos e melhorar o deslizamento entre eles.
Fichamento de estudos realizados pela professora Andréa Elaine Sechini
Nenhum comentário:
Postar um comentário