
Os exercícios do método Pilates começam e partem,o tempo todo, desse centro, o Powerhouse, esse centro de força composto pelo conjunto de músculos abdominais, lombares, pélvicos, dos quadris, glúteos, etc.
Para desenvolver todos esses músculos de modo equilibrado, é necessário um trabalho de muita precisão.
Os músculos mais profundos e, por isso, mais difíceis, exigem mais concentração na hora de executar os exercícios. Conceitos como o de empurrar o umbigo na direção da cluna, ou o de fechar para tensionar a pelve são de vital importância na hora de realizar os exercícios com precisão, para se obter um resultado ótimo.
Estudos demonstraram que, para ter uma região lombar forte e protegida de possíveis lesões, é necessário desenvolver os músculos abdominais mais profundos, transverso e oblíquo interno, o músculo psoas e, depois, os abdominais mais externos. Entretanto, o mais costumeiro é desenvolver em excesso a musculatura superficial, como o reto do abdome, em detrimento da profunda, além de contrair o diagragma por tensão ou retenção, na hora de respirar, ao fazer o exercício, aplicando uma carga excessiva, prejudicial às costas.
Ao contrário do que deveria ser, esse centro, ou faixa anatômica, é a região mais graca e com mais problemas dentro do quadro de patologias da maior parte da sociedade atual.
Nenhum comentário:
Postar um comentário