segunda-feira, 29 de julho de 2019

Síndrome do piriforme - Breve resumo da lesão



A síndrome do piriforme é o resultado de pressão aplicada ao nervo ciático pelo músculo piriforme. A dor geralmente percorre desde as nádegas até a parte posterior da coxa. Uma marcha incorreta frequentemente ocasiona rigidez e inflexibilidade nesse músculo. Essa condição ocorre com mais frequência em mulheres que em homens.

O efeito ioiô e os perigos dos movimentos de báscula

Quais são as causas das oscilações da pelve?
Esse jogo de idas e vindas submete os discos intervertebrais a movimentos de cisalhamento repetidos.
A flexão aproxima as faces anteriores das vértebras: a parte anterior do disco é pressionada (pinçamento) enquanto a de trás é alongada.






Estudos sobre Footwork (trabalho com os pés)





quarta-feira, 24 de julho de 2019

Tudo o que afeta a nossa marcha

"Os anatomistas têm consciência da presença de variações individuais em nossa marcha. Todos nós estamos cientes que os indivíduos caminham de maneira diferente; geralmente, é possível reconhecer um conhecido por seu modo de andar, mesmo à distância. As pessoas altas e magras andam diferente das pessoas baixas e troncudas. A pessoa anda diferente quando está contente e quando está deprimida" Além disso muitos outros fatores alteram nossa marcha: idade, peso, problemas congênitos, acidente, cultura, etc.


domingo, 14 de julho de 2019

A Locomoção Humana

"A locomoção inclui início, parada, mudanças na velocidade, alterações na direção e adaptações para a s mudanças da inclinação do terreno. Esses eventos, contudo, são atividades transitórias sobrepostas a um padrão básico."

"O domínio da locomoção bípede na posição ereta é ocorrência prolongada e parece ser uma combinação de instinto e aprendizado. Se a marcha for uma atividade apreendida, não é de surpreender que cada um de nós aprenda certas particularidades pessoais sobrepostas ao padrão básico da locomoção bípede."
Fonte: Marcha Humana
Jessica Rose e James G. Gamble

sábado, 22 de junho de 2019

Resumo do Método Studio Pilates

O método Pilates é um programa de treinamento físico e mental que considera o corpo e a mente
como uma unidade, e que se dedica a explorar o potencial de transformação do corpo humano.
Essa transformação, que tem como objetivo alcançar um melhor funcionamento do corpo, baseia-se no fortalecimento do “Centro de força” (Powerhouse), expressão que denomina a circunferência do tronco inferior, sendo esta a estrutura que suporta e reforça o resto do corpo. O segundo pilar do método é a aplicação dos seis Princípios Básicos Fundamentais: Concentração, Controle, Centro de Força, Fluidez dos movimentos, Respiração e Precisão.

“Uma boa condição física é o primeiro requisito para ser feliz”. Esta frase de H. J. Pilates poderia resumir perfeitamente a filosofia do método criado por ele.


O REFORMER UNIVERSAL

O Reformer Universal foi inventado na Alemanha no início da obra de Joseph Hubertus Pilates, gênio da cultura física, antes de sua aventura  americana que durou 41 anos. 

Este equipamento é sem dúvida um dos mais importantes do método. 


domingo, 9 de junho de 2019

Exercícios no Cadillac e Step Barrel


Dicas de Leitura: renove-se, introduza técnicas diferentes em sua rotina.Experimente Pilates Studio

“Permanecer no mesmo lugar com frequência significa ficar estagnado em uma rotina. A vida pode ficar bastante chata se você não fizer nada diferente. Uma pessoa que decide deixar as coisas o mais tediosas e modestas possível provavelmente não vai ter uma vida rica nem plena e pode se sentir deprimida.”

Trecho de: Morin, Amy. “13 coisas que as pessoas mentalmente fortes não fazem.” Sextante, 2015

Uma forma simples e segura de alongar e relaxar a musculatura cervical



sábado, 12 de janeiro de 2019

Problemas posturais podem resultar em vários sintomas, como:




a. qualidade ruim de sono,
b. falta de energia,
c. capacidade respiratória reduzida,
d. baixa imunidade,
e. dores nas costas,
f. dores de pescoço,
g. dores no ombro
f. limitação de movimento.
As doenças da coluna vertebral geralmente causam dor quando as alterações ósseas pressionam a medula espinhal ou os nervos.

segunda-feira, 7 de janeiro de 2019

Resuminho da coluna vertebral e suas principais descompensações




A coluna, ou espinha dorsal, é composta de 26 discos ósseos chamados vértebras.
Isso consiste de:
1. 7 vértebras cervicais ou cervicais
2. 12 vértebras torácicas ou torácicas
3. 5 vértebras lombares ou inferiores
4. 1 sacro (osso triangular na parte inferior da coluna).
5. 1 cóccix ou ponta da coluna

A primeira vértebra cervical permite a rotação no atlas em movimento da cabeça.
O resto da vértebra permite flexão, dorsiflexão e rotação lateral.
Em uma pessoa normal, a postura da coluna é alinhada, com capacidade de flexão e rotação.
As vértebras protegem a medula espinhal, que é o cordão espesso do tecido nervoso dentro do canal da coluna, que no homem dá origem a 31 pares de nervos espinais, e junto com o cérebro forma o sistema nervoso central.
A medula espinhal é cercada por um líquido claro chamado Fluido Espinhal Cerebral (CSF), que atua como um amortecedor para proteger os tecidos nervosos delicados contra danos impactos no interior das vértebras.
A espinha permite que uma pessoa se levante e dobre.
A coluna, ou espinha dorsal, é composta de pequenos ossos (vértebras) empilhados com discos intervertebrais um em cima do outro.
Uma espinha saudável quando vista de lado tem curvas suaves.
As curvas ajudam a coluna a absorver o estresse do movimento e da gravidade do corpo.
Quando vista de costas, a coluna deve estar diretamente no meio das costas.

O que é postura?
Uma boa postura normal da coluna é geralmente uma coluna reta e flexível com uma curva convexa anteriormente na cervical e região lombar e convexa posteriormente na região torácica.
região sacral.
O Dicionário Médico Novo Mundo de Webster define a postura neutra como a postura que é alcançada "quando as articulações não estão dobradas e a coluna está alinhada e não torcida
Uma postura ideal é aquela que tem o alinhamento adequado dos segmentos do corpo, de tal forma que o menos quantidade de estresse é colocada nos tecidos do corpo
Minhas observações das posturas dos pacientes que entraram na minha sala de consulta são aquelas com:
1. Postura normal
2. Cabeça projetada à frente, comum entre pessoas que trabalham muito na mesa e no computador. Nesta situação, ela desalinha o pescoço, as costas, os ombros e o peito.

3. Cifose em idosos com postura angulada, geralmente devido à fratura por compressão da coluna vertebral.
4. A espondilite anquilosante é comum em homens jovens adultos com dor nas costas rígidas e dolorosas.
5. Rigidez das costas devido a lesão ou entorse dos músculos das costas .
7. A escoliose está presente em meninas e meninos com uma concavidade S da coluna. E este quadro costuma se agravar com o passar do tempo.
8. Torcicolo pode estar presente em adultos jovens com pescoço torto (devido a rigidez dolorosa dos músculos cervicais em 1 lado)
9. A lordose das costas é comum em muitas mulheres grávidas.
10. Ciatalgia ou dor em uma perna impede o paciente de se sentar ou ficar em pé adequadamente. A ciatalgia é devida à pressão no nervo da estenose espinhal ou hérnia de disco.



terça-feira, 1 de janeiro de 2019

Osteocondrite dissecante

A osteocondrite dissecante (OCD) é um processo patológico que atinge o osso subcondral do joelho em criança e adolescente (OCDJ) e adultos jovens (OCDA) com efeitos secundários sobre a cartilagem articular com dor, edema, possível formação de corpos livres e sintomas mecânicos, inclusive bloqueio articular. A OCD pode levar a alterações degenerativas precoces da articulação, quando não tratada.

Radiografia de sustentação lateral e esqueleto articulado de um joelho direito normal

Radiografia antero-posterior de suporte de peso e esqueleto articulado de um joelho direito normal