terça-feira, 17 de maio de 2011

Exercícios físicos durante a evolução humana



"A vida humana na terra é possível devido à existência de nosso corpo biológico. Assim é natural que nossa relação com nosso corpo se altere devido às condições histórico-sociais. Assim, durante a pré-história os exercícios físicos eram feitos de forma natural em prol de nossa sobrevivência e continuidade da espécie e também em manifestações ritualísticas que organizam a vida nos pequenos agrupamentos humanos. 

Na antiguidade, os exercícios físicos já ocorriam de forma mais sistematizada e com forte apelo artístico devido a um ideal estético do corpo humano. Neste período, temos o desenvolvimento de vários esportes praticados até hoje: lutas, natação, hipismo, corrida, etc. Os gregos da antiguidade também estão envolvidos na concepção do que conhecemos como eventos esportivos. Com os espartanos e romanos, os exercícios físicos se voltaram diretamente para objetivos bélicos. E no ano 393 d.C. , o imperador Teodósio decretou o fim dos Jogos olímpicos Antigos e, assim, iniciou-se a decadência e até perseguição do culto ao corpo. Desse modo, durante toda a Idade Média, a atividade física ficou limitada à preparação dos exércitos que lutaram nas Cruzadas, quando então prevaleceram esportes tais como: escalada, marcha, arco e flecha, etc. Essa foi a realidade vivida na Europa durante os séculos 11,12 e 13. Nessa mesma época outros povos viviam outras realidades em relação a seus corpos, como os orientais por exemplo. Assim, durante a Idade Moderna, após a tomada de Constantinopla, os turcos trouxeram novamente ideais de valorização ao corpo na formação do ser humano. Então a partir desse período histórico, muitos contribuíram para a formação do que hoje entendemos por Educação Física, uma educação que tem como objeto e sujeito o corpo. Na época de Napoleão, Janh cria um tipo de Ginástica fundamentada na força, dando origem à Ginástica Olímpica. Então, em uma escala cada vez mais crescente e aprofundada, temos inúmeras contribuições, como por exemplo no século 19 Spiess, que oficializou a Educação Física nas escolas alemãs, além de defender a Ginástica feminina."

Trecho retirado de trabalho sobre História da Ginástica do Curso de Educação Física (Claretiano-2011) -Professora Andréa Elaine Sechini

Nenhum comentário:

Postar um comentário