sábado, 14 de dezembro de 2013

Os instrutores que me inspiraram em relação ao respeito à individualidade!



"Cada corpo tem uma estrutura única, cada mente é diferente. Portanto, cada pessoa que ao meu estúdio traz consigo uma combinação também individual de necessidades e maneiras de se exercitar.
O respeito pela individualidade de cada cliente é o mais importante na minha interpretação do método pilates. Alguns estúdios tentam fazer com que todos os alunos façam os mesmos exercícios, da mesma maneira, com a mesma e rígida disciplina. Isso, porém, implica a distorção do corpo para adequálo a um sistema de exercícios. Todos nós devemos tomar consciência de como somos dependentes do nosso corpo"



Reyeke, D. Pilates moderno. Barueri, SO: Manole, 2009

Um instrutor com ideias inovadoras




Segundo Reyneke (2009) Joseph Pilates foi uma espécie de instrutor de técnicas físicas que migrou da Alemanha para os Estados Unidos em 1923. Naquela época, a maioria dos programas de exercícios trabalhava o desenvolvimento e fortalecimento dos músculos por meios de exercícios repetitivos ou com muita carga. Joseph Pilates tinha uma perspectiva mais holística, baseada em vivências de Yoga, Artes Marciais e Dança. Ele pensava em modelar o corpo e corrigir a postura com exercícios que se tornavam progressivamente mais difíceis. Executados de maneira lenta e com bastante concentração, os exercícios envolviam tanto a mente quanto o corpo.


Reyeke, D. Pilates moderno. Barueri, SO: Manole, 2009

terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Transformando muros em pontes

Bem, se você não fizer nada seus limites continuaram onde estão ou até maiores ainda, mas se você se esforçar um pouquinho a cada dia, conseguirá ir aos poucos tocando as bordas de seus limites. E logo o que parecia um muro se transformar em uma ponte.

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Tempo para a saúde ou tempo para a doença!


Devemos sempre ter em mente que é mais fácil prevenir uma doença do que tratá-la. Além do que, é muito melhor fazermos uma atividade física por opção e consciência do que por ordem médica!

sábado, 16 de novembro de 2013

Os gatos e o Pilates

Os gatos são considerados seres elegantes, ágeis e flexíveis por filósofos, artistas e cientistas. Também não é a toa...eles se alongam o tempo todo!

Pondo vida na vida

Manter a mente positiva ajuda a passarmos pelos processos e demandas do cotidiano de uma forma muito mais tranquila! Cada atitude nossa pode ser escolhida mediante aquilo que equilibra os nossos sentidos e traz um colorido especial para o dia a ser vivido!


sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Ângulo é tudo

        Quem pratica Pilates sabe a importância dos ângulos que assumimos durante os exercícios, mas não podemos nos esquecer que eles são importantes em todas as atividades diárias. Além disso,  fazem toda a diferença quando batemos uma foto e tem um papel fundamental sobre nossas visões de mundo. Afinal, tudo depende de nosso ângulo de vista!

Pil'Artes

Sou uma apaixonada pelo método Pilates e não pude deixar de comprar esse poster para colocar na minha casa!
Bjs a todos meus alunos e amigos!
Andréa

Dica: Pilates e Humor

Nunca perca o humor, pois isso pode salvar seu dia!


quarta-feira, 31 de julho de 2013

Por que o core é tão importante?


Por que o core é tão importante? Porque os movimentos funcionais cotidianos do corpo são extremamente dependentes dele. Ele estabiliza o tronco e a pelve, permitindo que os membros superiores e inferiores se movam adequadamente durante a atividade. O enfraquecimento do core pode resultar em uma predisposição à lesão. Eis uma analogia: pense na situação de caminhar em uma praia. Assim que você pisa na praia, a areia é bem solta e fofa. Você acha difícil se locomover e precisa despender uma grande quantidade de energia e esforço. À medida que avança em direção à água, você percebe que a areia fica mais firme e compacta, tornando o seu movimento mais fácil e mais eficiente. A falta de estabilidade do core é como tentar caminhar ou correr na praia, onde a areia é fofa e o movimento é difícil. Ao tentar fazer isso, você pode facilmente sofrer uma lesão, torcer o tornozelo, por exemplo. No entanto, se você possuir um core fortalecido, será como andar sobre areia firme - e será muito mais fácil para você chegar aonde deseja. Um core fortalecido torna mais fácil o movimento em qualquer atividade. 


Fonte: Treinamento do Core de Abigail Ellsworth

COMPREENDA MELHOR O CORE E SUA CONSTITUIÇÃO


"Os músculos do core são as camadas musculares profundas localizadas próximo à coluna vertebral e que proporcionam suporte estrutural para todo o corpo. Eles fornecem a pressão interna necessária para permitir uma contração intensa (como durante o trabalho de parto) ou para expelir substâncias (como vômito, fezes ou ar carregado de carbono). Esses músculos do core são divididos em dois grupos: músculos maiores e músculos menores. Os músculos maiores do core estão localizados no tronco e incluem a região abdominal e as porções média e inferior das costas. Essa área inclui os músculos do assoalho pélvico (elevador do ânus, pubococcígeo, iliococcígeio, puborretal e coccígeo), os abdominais (retor do abdome, transverso do abdome, oblíquo interno), os eretores da espinha (multífido, eretor da espinha, esplênio, longuíssimo do tórax e semiespinal) e o diafragma. Os músculos menores do core incluem o latíssimo do dorso, o glúteo máximo e o trapézio (superior, médio e inferior).  Esses músculos menores do core auxiliam os músculos maiores quando o corpo realiza atividades ou movimentos que requerem maior estabilidade."

 Fonte: Treinamento do Core de Abigail Ellsworth

sexta-feira, 26 de julho de 2013

Compreendendo mais o Coaching







"O coaching pode ser definido, em função de quem o pratica, ora como uma técnica ou uma ferramenta poderosa de mudança que permite orientar a pessoa em direção ao êxito, ora como uma filosofia de vida que, ainda que pretensiosa, anseia por um mundo melhor. Assim, podemos compreendê-lo como um processo sistemático de aprendizagem, centrado na situação presente e orientado para a mudança, onde se facultam recursos e ferramentas de trabalho específicos que permitem a melhoria do desempenho nas áreas que as pessoas procuram."


Fonte: Coaching para docentes de Juan Fernando Bou Pérez

Coaching uma definição

        Como estou me dedicando a estudar Coaching nos últimos anos, venho aplicando seus postulados para alguns alunos interessados em alcançar metas de qualidade de vida, estejam elas ligadas ao Pilates, Yoga, Terapias ou qualquer outra técnica que possam ajudá-los a viver melhor. O bacana é que está funcionando muito bem e pretendo continuar estudando cada vez mais...


Veja uma das definições de Coaching que mais gosto:

"O coaching é uma técnica de desenvolvimento pessoal que tempo por principal objetivo ajuda-lo a alcançar as metas que se propõe e facilitar melhorias nas suas competências, comportamentos, capacidades e atitudes, trazendo-lhe tanto uma melhor qualidade de vida como uma maior satisfação com a prática da sua atividade profissional diária.  É uma disciplina que nos aproxima da concretização de objetivos e que nos ajuda a melhor identificar as nossas verdadeiras necessidades, bem como as das pessoas que nos rodeiam, facilitando ainda a potenciação dos nossos próprios recursos. Apesar de ser relativamente recente, apoia-se nos pilares básicos da filosofia socrática e, mais concretamente, na aplicação dos seus postulados maiêuticos. "


Fonte: Coaching para docentes de Juan Fernando Bou Pérez

Coaching e Pilates - A





“Há uma necessidade, há um procura por parte da sociedade, e, em especial, do mundo da educação, relacionada com “o que e como fazer” para que o desenvolvimento d potencial humano (alunos e professores) seja simples, prático e útil.” 

 Fonte: Coaching para docentes de Juan Fernando Bou Pérez

sexta-feira, 14 de junho de 2013

Gravidade e Postura

A manutenção de posturas na escola, no trabalho, ou em casa por períodos prolongados fará com que surjam forças de reação nos tecidos, promovendo desde incômodos, alterações posturais e até lesões.

Cadeia Cinemática Aberta e Cadeia Cinemática Fechada

Na cadeia fechada, todos os segmentos se movem e são mais funcionais. Podemos citar o ato de sentar e levantar de uma cadeira. Esse tipo de movimento realiza, além do trabalho articular e muscular, uma ativação sensório-motora.

Na cadeira aberta, não são todos os segmentos que se movem e, embora os movimentos sejam utilizados nas atividades diárias, eles podem ser menos funcionais pelo menor número de articulações se movendo. Um exemplo disso seria levar um objeto à boa realizando o movimento do ombro, do cotovelo, do punho e da mão, e realizar o mesmo movimento mantendo o ombro imóvel e movimentando apenas o cotovelo, o punho e a mão.

A descrição de atividades realizadas em cadeia aberta e fechada é muito ampla. Podemos citar alguns exemplos nos quais as duas ocorrem simultaneamente, como quando subimos uma escada: no momento em que transferimos os pés de um degrau a outro, estamos em cadeia aberta, e quando apoiamos para nos impulsionar, estamos em cadeia fechada.

domingo, 2 de junho de 2013

Resuminho sobre os Planos e Eixos do Corpo Humano

Plano                                                                     Eixo                                  Divide o corpo em
FRONTAL                                         ANTEROPOSTERIOR                  parte anterior e posterior
movimentos de abdução e                     eixo Z
adução em relação a linha média
do corpo e inclinação lateral

MEDIANO                                        LATERAL- LATERAL                   lado direito e esquerdo
                                                           (SAGITAL)
movimentos de flexão e extensão      eixo X



HORIZONTAL OU                          LONGITUDINAL                            superior e inferior     
 TRANSVERSO
movimento de rotação interna
e externa para os membros
movimento de rotação direita e
esquerda para cabeça e tronco
supinação e pronação dos antebraços,
adução e abdução horizontal dos ombros
e quadris
abdução e adução para os pés.