Fiz essa resenha crítica do filme O Último Dançarino de Mao para um trabalho acadêmico, mas gostei tanto do filme que resolvi postar aqui, visto que em uma cena do filme os bailarinos treinam em um Studio de Pilates dos anos 70. Demais!!!
1.1 INTRODUÇÃO
O
filme do cineasta Bruce Beresford é baseado numa história real, visto que o
longa é a adaptação do best seller autobiográfico de Li Cunxin Adeus
China: O Último Bailarino de Mao, de Li Cunxin. Esse drama narra a difícil
vida de um jovem chinês que foi escolhido pelo governo comunista de Mao para
ser um bailarino de nível, fazendo parte da Academia da Madame Mao. Contudo,
quando Cunxin é indicado para uma bolsa nos EUA e entra em contato com a
cultura ocidental capitalista, ele passa a questionar os valores e estilo de
vida de sua terra natal.
1.2 DESENVOLVIMENTO
O início do filme ocorre em 1979 com o
personagem central chegando aos Estados Unidos para estudar na Companhia
Houston Ballet, do Texas. Cunxin fica maravilhado e estarrecido com a paisagem
urbana da América. No caminho do aeroporto para a casa do coreógrafo, ele
admira os arranha-céus e lojas da cidade que se opõem a familiar paisagem rural
da China. Na sequência, flashbacks o levam à província rural de Qingdao,
onde ele vivia em condições de subsistência ao lado dos muitos irmãos e dos
pais. Em uma das cenas mais comoventes do filme, o pai de Cunxin deixa de comer
para que os seus filhos possam saciar a fome.
Aos 11 anos, sua vida muda para sempre
quando é selecionado por um grupo de inspetores do governo para ir a Pequim e
torna-se um bailarino na Academia Madame Mao. Porém isso não ocorre de forma
simples, visto que os inspetores do governo avaliam todos os alunos de sua sala
e informam a professora que não encontraram nenhum garoto a altura de ser
enviado a Pequim. Eles já estavam de saída quando a jovem professora pede
licença a um deles e chama-lhe a atenção para Cunxin, de modo que os inspetores
possam avaliá-lo melhor. Assim, por meio do auxílio da sua jovem professora,
ele é enviado para um árduo treinamento para se tornar um bailarino de
elite.
O filme retrata muito bem a difícil
adaptação, longe dos pais e fadado a enfrentar uma dura rotina de aulas que
incluem aulas de ballet, aulas de ginástica e aulas de política comunista. Mesmo
o choro noturno de saudades é proibido sob ameaça de retaliação.
Em sua formação como bailarino, ele
sofre as influências dos três tipos de aula, porém cada uma traz uma parte de
sua formação enquanto ser que repercutirá para sempre na pessoa que ele se
tornou. As aulas de Política Comunista se reduziam a uma espécie de adaptação ao
regime de Mao Tse Tung, por meio da qual os alunos eram fortemente advertidos
sobre os perigos do capitalismo. Em um
dado momento, a professora explica sobre o estágio no qual a China se encontra
no desenvolvimento do sistema comunista, dizendo ser este o primeiro estágio.
Então, um aluno pergunta a respeito de como seria o último estágio, sendo-lhe
respondido que nessa última fase, a sociedade não teria classes. Cria-se uma
verdadeira oposição entre a China-comunista e o Ocidente-capitalista, despertando
a curiosidade acerca dos outros países, de forma que outro aluno pergunta como
seria um país capitalista, quando os guardas e inspetores mentem dizendo que é
um lugar horrível onde não há luz solar. Cunxim, então conclui que o ocidente
deve realmente ser horrível.
As aulas de condicionamento são um
cenário constrangedor para Cunxim, visto que frequentemente ele é humilhado
devido a sua falta de força. Ele sofre muito por estar abaixo das expectativas
do professor e da média de sua turma. Em um dado momento muito dramático, o
professor passa da medida com ele, ofendendo-o moralmente, quando ele não
consegue levantar-se sem a ajuda das mãos após abrir um espacate de zero grau
no chão. Esse é um momento importante do filme, quando o personagem principal
reage, embora timidamente, recusando a
aceitar a designação de “cretino” por não ter tido uma boa performance na
execução do exercício.
Cunxim questiona o professor, que lhe
manda provar o contrario dizendo “Se você não é um cretino, mostre-me sua
força”. Em uma atitude desesperada, ele busca fazer exercícios depois do
horário de recolhimento. Está treinando de forma descoordenada e sem técnica,
quando é surpreendido pelo professor Chan, o querido professor do ballet,
alguém que parece ter um filtro critico e profundo em meio à alienação
produzida pela ditadura de Mao.
O professor Chan o adverte acerca do
risco de se lesionar, ensina-lhe um técnica para executar os movimentos com
mais facilidade e recomenda que para conquistar a leveza, ele deve antes se
tornar forte. Cunxim passa a treinar com pesos extras e de uma forma mais
intensa. Logo ele se torna realmente bom e passa a se destacar.
Em um outro momento importante da
história, Cunxim ganha uma posição de destaque em uma coreografia apresentada a
madame Mao. A coreografia é executada com esmero e perfeição, mas não satisfaz
o ideal comunista, visto que a alta cúpula quer que o ballet seja mais um dos
muitos veículos de propaganda política. Dessa forma, as coreografias teriam que
ter como temática a Revolução Comunista, na sala onde essa nova orientação é
decidida, figuram quadros de Marx, Eagles, Stalin, Lenin e Mao Tse Tung, como
um plano de fundo para o Ballet Chinês.
Há uma discussão acirrada antes da
decisão, na qual o professor Chan se posiciona de forma contraria a veiculação
do comunismo no ballet, chegando a afirmar que o corpo do bailarino não
suportaria duas orientações tão diferentes: a fluidez do ballet clássico francês
em contrapartida à rigidez da causa comunista. Contudo, prevalece o ideal
comunista e logo assistimos uma coreografia que retrata a Revolução Comunista e
o Exercito Popular Chinês. Durante a apresentação o professor Chan verte lágrimas
de pesar e angustia de ver o ballet convertido em instrumento de propaganda
politica. O professor se afasta do ballet, mas antes se despede de Cunxim,
dando-lhe um presente.
Anos se passam e a academia de ballet da
madame Mao, recebe a academia de ballet de Houston, do Texas, com seu
coreografo, diretora, primeira bailarina e primeiro bailarino para treinar
junto com os chineses. Quando o coreografo americano observou os bailarinos
chineses concluiu que eles estavam muito mais próximos a ginastas que a
bailarinos. Porém, o físico e a técnica de Cunxim se destacam.
Os americanos pedem que o melhor
bailarino vá para os Estados Unidos como bolsista, porém os inspetores demoram
em decidir qual o mais apropriado, visto que além de precisarem escolher um
excelente bailarino, também preocupam-se em selecionar alguém que não ceda as tentações do
capitalismo. O professor de ginástica, que antes havia criado complicações,
agora indica Cunxim dizendo: “Se procuram coragem e determinação, não podem
dispensar Cunxim”. Assim começa mais um ciclo de iniciações e oportunidades
para o personagem.
Chegando aos Estados Unidos, aos poucos
Cunxim passa a se dobrar frente as vantagens e atrativos do ocidente
capitalista. Ele descobre que ao contrario das trevas anunciadas, nas aulas de
politica comunista, havia muita fartura, divertimento e liberdade, claro para
quem tivesse o dinheiro necessário para usufruir de tudo isso.
Paulatinamente, Cunxim vai se envolvendo
de forma irreversível com seu novo habitat. Ele passa a frequentar danceterias,
faz amigos e se envolve com uma bailarina em reabilitação física. Ao final da
temporada, ele é avisado pelo cônsul chinês que deve retornar à China, mas ao
saber disso resolve se casar com sua namorada americana e deserta, dando inicio
a uma verdadeira crise diplomática que é resolvida após muito alarde, com a
presença da imprensa e com auxílio de um advogado especializado em imigração.
Cunxim permanece na América, mas fica
proibido de retornar à China e impedido de entrar em contato com sua família.
Ele passa a sofrer de arrependimento e questionamentos morais por sua decisão,
tendo preocupações recorrentes com seus pais que só tornará a encontrar muitos
anos depois. Ao ficar na América, aceita a vaga de solista do ballet de
Houston, tornando-se um bailarino de renome internacional. Apenas muitos anos depois
é lhe permitido visitar a China, o que faz acompanhado da segunda esposa.
1.3 CONCLUSÃO
Este
filme é de grande interesse para estudiosos de temáticas que envolvam a
corporalidade, sendo a licenciatura em educação física uma dessas áreas. O
filme enriquece nossa visão de mundo, já que nos mostra como diferentes
culturas lidam com o corpo. Além disso, podemos observar como o corpo é passivo
de ser produtor e depositório de conteúdos socioculturais. Temos oportunidades
de questionar muitas coisas, tais como a forma de se escolher um individual
apto para determinada técnica corporal mediante seu biótipo. Em que grau a
aptidão física é decisiva para um atleta ou bailarino de nível. Por meio do
filme, podemos pensar acerca dos procedimentos típicos de uma abordagem
desenvolvimentista, tão questionada pela tradição humanística que orienta a
Educação Física por meio das diretrizes do MEC.
Podemos
refletir também sobre o rigor necessário e aceitável para produzir um atleta ou
artista de nível competitivo. Além disso, o filme nos permite analisar intervenções
e orientações pedagógicas diferentes: por um lado, os regimes políticos
totalitaristas manejam os indivíduos e seus corpos como se esses fossem
propriedades do Estado; por outro, o esporte e a arte tornaram-se um produto
comercializável no ocidente.
Enfim,
o filme é uma obra de arte que traz com profundidade e delicadeza temas de
interesse técnico e humanístico para a Educação Física. Sua principal mensagem
é que “para voar é necessário ser livre”, como diz um dos personagens. Cunxim
sentia necessidade de liberdade política e de escolha para poder exercer sua
arte com fluidez e perfeição. Embora tenha tido o início de sua carreira como
resultante de uma abordagem tecnicista e desenvolvimentista, fruto de um regime
totalitário, ele preferiu um estilo de vida e dança mais livre de amarras,
porém com o mesmo nível de cobrança técnica.
.4 Informações
Técnicas
Título
no Brasil: O Último Dançarino de Mao
Título
Original: Mao's Last Dancer
País
de Origem: Austrália
Gênero:
Drama
Classificação
etária: 14 anos
Tempo
de Duração: 117 minutos
Ano
de Lançamento: 2009
Estréia
no Brasil: 09/12/2011
Filme realmente muito bom! Parabens pela resenha. Estou fazendo uma para minha faculdade. Mas o nome do filme que você mais gosta não seria O ENIGMA de Kaspar Hauser?
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