sábado, 29 de outubro de 2011

Alimentação e Atividade Física

  
As informações abaixo foram extraídas do livro: nutrição e dietética de Eliane Bassoul, Paulo Bruno e Sônia Kritz, publicado pela Editora SENAC. Eu apenas as organizei parafraseei para um trabalho de Educação Física.
As biomoléculas ou moléculas orgânicas constituídas em sua grande parte por CHON (Carbono, hidrogênio, Oxigênio e Nitrogênio) proporcionam as condições básicas para a vida. Assim, de um modo geral, os carboidratos e os lipídios fornecem energia, enquanto as proteínas contribuem para manter a estrutura do organismo e a regular as funções metabólicas.
Há muitos anos, tem crescido a conscientização, por parte dos atletas e praticantes de atividade física, dos benefícios que a nutrição adequada proporciona quando associada a um programa de treinamento esportivo. Isso se deve em parte a compreensão da funcionalidade das biomoléculas.
A alimentação adequada é muito importante para quem pratica atividade física, pois:
  • ·         proporciona a manutenção da saúde;
  • ·         preserva a composição corporal (músculos, gordura, água) em proporções adequadas;
  • ·         aumenta a resistência ao exercício, retardando a fadiga e melhorando o desempenho.
  • ·         auxilia na recuperação adequada de eventuais lesões causadas pelo exercício.
Os glicídios, protídeos e lipídios fornecem energia sob a forma de calorias. Durante o exercício, grande parte da energia fornecida por esses três nutrientes se destina ao trabalho muscular. Nas atividades intensas de curta duração, os glicídios são a fonte prioritária de energia. Na medida em que a atividade se prolonga e o esforço diminui, os lipídios passam a assumir um papel de maior relevância para produzir energia. Finalmente, quando ocorre a redução da energia armazenada sob a forma de glicogênio nos músculos, as proteínas passam a ser utilizadas.
Andréa Elaine Sechini

Nenhum comentário:

Postar um comentário