sábado, 29 de dezembro de 2018

A cartilagem articular do joelho



A cartilagem articular protege e amortece o osso subjacente e é altamente compressível, tendo propriedades de permeabilidade e rigidez relacionadas ao conteúdo de água da cartilagem. (cerca de 70%), a quantidade de colagéno (tipo 2, cerca de 20%) e proteoglicanos (cerca de 10%). Esta composição garante que forças relativamente grandes sejam distribuídas uniformemente sobre as superfícies de articulação. Mas a principal função da cartilagem articular é que, juntamente com o líquido sinovial que forma um lubrificante altamente eficiente em sua superfície, a cartilagem garante movimentos quase(Eckstein et al. 2006). O coeficiente d e atrito é extremamente baixo (0,001) e na verdade é menor mais de um terço do coeficiente de atrito de uma interface gelo-gelo!
As fibras de colágeno na matriz são produzidas e mantidas pelos condrócitos. Estes estão dispostos em três camadas, cada uma com uma orientação específica em relação ao superfície. As fibras na camada externa, próximas à cavidade da junta, são tangenciais e ficam ao redor da circunferência. Essas fibras externas são adaptadas às forças de cisalhamento, como nos movimentos de deslizamento. Aqueles na camada intermediária são transicionais, localizadas obliquamente e adaptadas tanto ao cisalhamento quanto às força de compressão.
As fibras na camada mais profunda são orientadas radialmente, posicionadas verticalmente em relação à superfície, e adaptado à força compressiva como no rolamento de peso. Profundamente a esta camada existe a  cartilagem calcificada e o osso.
Infelizmente, as lesões da cartilagem articular têm um baixo potencial de cura (Perera et al. 2012)


Tradução livre do livro: The knee

Anatomy for problem solving in sports
Philip F Harris

Estudos e pesquisas de Andréa Sechini

Características da Patela



A superfície articular posterior é assimétrica, sendo mais extensa no lado lateral.


Superfícies articuladas
As superfícies articulares do joelho são revestidas por cartilagem articular que macroscopicamente tem um perolado aparência branca. 

A estrutura do joelho


O joelho é uma articulação sinovial com dois componentes:
1.Femoro-tibial - entre os côndilos medial e lateral do fêmur e tíbia
2.Patelo-femoral - entre a patela e o sulco troclear do fêmur.
Ossos articulados
Os três ossos articulados da articulação do joelho, fêmur, tíbia e patela são mostrados na Figura 1. O
superfícies articulares e características relevantes de cada osso são ilustradas nas Figuras 2a, 2b e 2c.



quarta-feira, 5 de dezembro de 2018

Joelhos e lesões

fonte da imagem: https://br.pinterest.com/pin/498844096195262733/

Certas estruturas são mais propensas a serem feridas em determinados esportes. Por exemplo, danos ao ligamento cruzado anterior são comuns em esportes como futebol ou basquetebol, onde os membros podem ser submetidos a forças de torção consideráveis.

Introdução à anatomia do joelho

fonte da imagem: https://br.pinterest.com/pin/533043305890619800/


No membro inferior, a região do joelho marca a transição da coxa proximalmente para a perna distalmente. A maior parte do joelho é formada pela própria articulação do joelho, que ocupa uma posição crucial no sistema de alavanca do membro. É uma articulação sinovial, que funciona como uma dobradiça modificada com amplitude de movimento. O joelho facilita muito do movimento necessário para a locomoção, seja andando, correndo ou pulando.

No esporte, o joelho é uma das articulações mais frequentemente danificadas. Fatores contributivos incluem sua posição vulnerável no sistema de alavancas, sua localização relativamente superficial e o fato de que a estabilidade depende consideravelmente da integridade de seus ligamentos e tendões associados que são facilmente suscetíveis às forças de torção enquanto o pé está no chão, e a abdução forçada e forças de adução  que geralmente ocorrem nos jogos coletivos de contato e nas artes marciais.
Forças excessivas que atuam em um plano sagital podem danificar o ligamento cruzado anterior, uma lesão comumente vista em esquiadores alpinos e esportes coletivos em equipe. Sustentado ou repetitivo rolamento de peso, especialmente quando excessivo (como no levantamento de peso), pode resultar em danos cumulativos para cartilagem articular. A articulação patelofemoral e os tendões ao redor do joelho também são suscetíveis a lesões cumulativas por micro-trauma durante uma ampla gama de atividades esportivas, incluindo aquelas envolvendo ciclismo e corrida

Tradução livre da professora Andréa Sechini sobre o livro Knee de Philip F Harris.